Publixer Magazine| Home
Aprendendo grafite na escola

Aprendendo grafite na escola

0 Comentários 🕔01.set 2015

Oficinas circulam por escolas públicas e privadas de Itajaí

 

2015-09-01- projeto_ideia_expressa

O estêncil é uma técnica do grafite utilizada na arte urbana. O projeto “Ideia Expressa”, criado no curso de Design Gráfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), promove oficinas que ensinam o grafite de rua, com a técnica de estêncil, para estudantes adolescentes, com a intenção de incentivar o protagonismo jovem.

O projeto começou este ano, e já envolveu alunos da Escola Municipal Gaspar da Costa Moraes, do Colégio Salesiano, e neste mês de setembro, terá início na Escola Estadual Nereu Ramos, em Itajaí. O intuito do “Ideia Expressa” é despertar nos jovens uma visão crítica, o autoconhecimento e dar um escape, nesse caso com o estêncil, para que eles possam se expressar.

“O adolescente vive uma fase de afirmação e está atento a tudo em sua volta. Em geral, ele se sobressai na sua turma por aquilo que ele ‘tem’, seja um tênis, uma roupa mais descolada, ou se é o mais bonito, a mais bonita da sua turma. No entanto, é muito legal no projeto, perceber que as pessoas começam a notar o jovem pelo que ele ‘pensa’ e pelo que a sua arte provoca”, conta o Gustavo Russo, professor idealizador e coordenador do projeto. Além do professor, participam do Ideia Expressa três acadêmicos bolsistas e um voluntário.

2015-08-01-estencil

Por meio de oficinas, os alunos aprendem o que é arte urbana, o estêncil e técnicas básicas. Em seguida, eles criam suas próprias experimentações, fazem os cortes dos moldes, e por fim, fazem as aplicações em suportes e nas paredes da escola. O mini-curso ocorre em encontros semanais, no próprio colégio, no contraturno escolar.

A escolha do estêncil não é por acaso. “O estêncil é uma arte presente nas ruas, e que não está distante dos adolescentes. Ele não precisa expor em galerias de arte ou comprar materiais caros. O estêncil pode ser feito no seu espaço, entre a sua turma, ouvindo o som que ele gosta. É acessível, alternativo e livre”, conclui Russo.

Artigos semelhantes

Intercâmbio de rede de pesca artesanal?

Intercâmbio de rede de pesca artesanal? 0

  Um mosaico de informações não confirmadas coloca em dúvida um acordo firmado pela prefeitura de

A baixaria no whats, o embargo, a justiça e um personagem central

A baixaria no whats, o embargo, a justiça e um personagem central 0

O caso do bate boca virtual que virou processo e um embargo como recheio. Ontem recebi

Secretária de Educação afirma que há, sim, plano

Secretária de Educação afirma que há, sim, plano 0

Rosângela Borba em foto no estúdio da Transamérica em 2017 no falecido Programa do Bola "Já

Povo de palhaço. Transporte público ameaçado de não voltar

Povo de palhaço. Transporte público ameaçado de não voltar 0

Carro importado quem anda é patrão. Bola Teixeira As próximas carreatas de importados pode ter uma nova

Papo de Pause chega a sua segunda semana

Papo de Pause chega a sua segunda semana 0

Série de diálogos com personagens neste mundo em pausa. Guilherme Cattani Com os diálogos do artista plástico

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

12 + 5 =