
O requiém melancólico da esperança
Senado foi o cenário da liturgia que encerra a era petista.
(Foto: Pedro França/Agência Senado) – Há 14 anos, o trabalhista Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do país rompendo com uma tradição de governos de direita e de exceção desde a queda de João Goulart. O petismo no poder era a esperança colocada em slogan na época. Com Lula, o país experimentou avanços sociais com uma economia estável, sem crises. Mas levou a cabo o que Umberto Eco chamaria de democracia secreta, aquela onde as segundas intenções não podem ser tornadas públicas. Acabou em corrupção, e das brabas, que seria descoberta anos depois com a Lava Jato e as consequentes prisões de poderosos políticos e econômicos.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Seus oito anos de governo aprovados pela maioria da população lhe concedeu o direito de escolher quem ele bem entendesse para sucedê-lo. Esnobou todos seus companheiros políticos de carteirinha ao tirar da manga a ex-pedetista Dilma Roussef, nome nunca digerido por correntes do PT, inclusive as hegemônicas. Dilma foi eleita e, depois, reeleita já em um cenário econômico a beira do abismo e uma recém estourada Operação Lava Jato, sempre aliado – seu governo – ao PMDB. Bastou ser anunciada oficialmente presidente para a cortina da crise econômica se abrir de peito aberto. O país mergulhou na crise, desemprego em massa e os até então parceiros pemedebistas trataram de cair fora comandando um processo de impeachment.
O impeachment consumado carimba o fim de um ciclo do partido trabalhista. Com uma eleição municipal se aproximando e anunciando o encolhimento do PT, suas lideranças terão a incumbência de refundar o partido. Uma crise a ser tratada no divã.
Artigos semelhantes
Natureza Interior, de Jorge Brivilati 0
Exposição acontece na Art Lab Gallery, em Sampa. A Art Lab Gallery exibe Natureza Interior a
A histórica etapa do WPT no Brasil 0
Praticantes que testemunharam ao vivo comentam sobre o evento A dupla campeã da etapa junto com
“Que fiquem em suas cidades, assim não precisam pagar” 0
Essa foi a reação do prefeito de Celso Ramos a um post questionando a taxa
Mercado de Arte 0
Mostra de obras de artistas consagrados marca jubileu do marchand Ricardo Camargo. Cândido Portinari Ricardo Camargo, marchand,
Leiga e seus 25 convidados 0
Coletiva marca o primeiro ano de atividades da Galeria ZERØ Gustavo Faria A Galeria ZERØ completa seu primeiro
Nenhum comentário.
Ninguém deixou um comentário neste artigo.