Publixer Magazine| Home
Sereias em perigo

Sereias em perigo

0 Comentários 🕔11.maio 2017

Monumento parece ser um estorvo

 

Um movimento silencioso e, também, religioso vem colocando em risco o destino da estátua das sereias. O assunto veio a baila esta semana quando ouvi de um alto escalão do governo FO/CH que as sereias vão abaixo. Minha reação foi de um por quê? Questão estética. Elas são feias foi a resposta.

Nem argumentei. Só absorvi, com interna perplexidade, o argumento. A novidade me atiçou a buscar mais informações a respeito das sereias e descobri que há mais dois fatores que condenam as sereias. Mas, antes, quero dizer que na arte como em outros setores gosto de não se discute. Ainda mais quando o objeto é uma obra pública. A arte nunca será unânime. Tem quem goste e quem não goste das sereias assim como de toda arte urbana espalhadas pelas cidades de todo mundo. Portanto, tirar por feiura não convence.

Os outros dois fatores seriam (1) por questões técnicas. Ou seja, o tal do viaduto (aquele brecado por suposta corrupção) na Avenida do Estado condenaria as sereias. O preço do progresso, embora eu ache mais inteligente um viaduto cruzando a Avenida do Estado pelo ponto mais alto da Martin Luther. Nesse caso de um futuro viaduto resta o consolo de que as sereias poderiam ser transportadas para outra região da cidade.

O (2) é o mais mórbido e repugnante dos fatores de ameaça: a religião. Conta a lenda que pastores das poderosas igrejas neopentecostais de BC consideram as sereias “mensageiras de Lúcifer”. E que a ligação dessas igrejas com o prefeito FO seria um bom motivo para jogar as coitadinhas na fogueira. A respeito disso digo que cada um segue os valores que bem entende. O que não pode é impor sua vontade para toda comunidade de uma cidade.

Não que eu goste do que vejo sempre que passou pelo retorno da Avenida do Estado. Acho o monumento largado para não dizer abandonado. E o chafariz, idem. Uma boa guaribada na obra, uma iluminação direcionada, chafariz regulado para que não espirre água para tudo quanto é lado com uma reforma de sua base mal feita recolocariam as sereias no seu devido lugar.

Na próxima terça meu convidado para o programa na Transamérica é Jorge Schröder, autor das sereias. Vamos conversar sobre elas e muito mais.

Foto: Página 3

Artigos semelhantes

Não te querem Ficus

Não te querem Ficus 0

  Por duas vezes, a árvore que orna a Avenida Martin Luther foi motivo de manifestações

Meu template saiu de linha

Meu template saiu de linha 0

  Desde o último post do ano passado, em 14 de dezembro, nada me fez atualizar

Tudo culpa da Cosip

Tudo culpa da Cosip 0

  Balneário Camboriú fez por merecer o apelido informal BC Loka esta semana que passou. Tudo

Mais uma transformação provocada pelo Tedesco

Mais uma transformação provocada pelo Tedesco 1

  Se Balneário Camboriú é o que é agradeçam ao Tedesco. A conquista do mercado do

Nem que seja no tranco

Nem que seja no tranco 0

  As coisas não andam boas para o lado do prefeito Fabrício Oliveira na véspera de completar

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

12 − quatro =

 

O que você procura?

Comentários recentes.

Beto

Beto

E pensar que curti todas estas atraçoes na Barra Sul

VER ARTIGO
Bola Teixeira

Bola Teixeira

passa aqui em casa e pega um exemplar...

VER ARTIGO
Cesar Borges

Cesar Borges

Oi Bola, onde compro a biografia do seu Klaus? Abs Cesar

VER ARTIGO