Publixer Magazine| Home
Sereias em perigo

Sereias em perigo

0 Comentários 🕔11.maio 2017

Monumento parece ser um estorvo

 

Um movimento silencioso e, também, religioso vem colocando em risco o destino da estátua das sereias. O assunto veio a baila esta semana quando ouvi de um alto escalão do governo FO/CH que as sereias vão abaixo. Minha reação foi de um por quê? Questão estética. Elas são feias foi a resposta.

Nem argumentei. Só absorvi, com interna perplexidade, o argumento. A novidade me atiçou a buscar mais informações a respeito das sereias e descobri que há mais dois fatores que condenam as sereias. Mas, antes, quero dizer que na arte como em outros setores gosto de não se discute. Ainda mais quando o objeto é uma obra pública. A arte nunca será unânime. Tem quem goste e quem não goste das sereias assim como de toda arte urbana espalhadas pelas cidades de todo mundo. Portanto, tirar por feiura não convence.

Os outros dois fatores seriam (1) por questões técnicas. Ou seja, o tal do viaduto (aquele brecado por suposta corrupção) na Avenida do Estado condenaria as sereias. O preço do progresso, embora eu ache mais inteligente um viaduto cruzando a Avenida do Estado pelo ponto mais alto da Martin Luther. Nesse caso de um futuro viaduto resta o consolo de que as sereias poderiam ser transportadas para outra região da cidade.

O (2) é o mais mórbido e repugnante dos fatores de ameaça: a religião. Conta a lenda que pastores das poderosas igrejas neopentecostais de BC consideram as sereias “mensageiras de Lúcifer”. E que a ligação dessas igrejas com o prefeito FO seria um bom motivo para jogar as coitadinhas na fogueira. A respeito disso digo que cada um segue os valores que bem entende. O que não pode é impor sua vontade para toda comunidade de uma cidade.

Não que eu goste do que vejo sempre que passou pelo retorno da Avenida do Estado. Acho o monumento largado para não dizer abandonado. E o chafariz, idem. Uma boa guaribada na obra, uma iluminação direcionada, chafariz regulado para que não espirre água para tudo quanto é lado com uma reforma de sua base mal feita recolocariam as sereias no seu devido lugar.

Na próxima terça meu convidado para o programa na Transamérica é Jorge Schröder, autor das sereias. Vamos conversar sobre elas e muito mais.

Foto: Página 3

Artigos semelhantes

A ideia é minha hahaha

A ideia é minha hahaha 0

  Fico feliz quando vejo o livro Artes Urbanas por todos os cantos por onde passo.

Analfabetos não enxergam

Analfabetos não enxergam 0

  Estiveram em Balneário Camboriú praticamente imperceptíveis figuras consagradas da fotografia brasileira durante a terceira edição

A sociedade de imbecis de Piruka

A sociedade de imbecis de Piruka 1

  Não li - e nem pretendo - o projeto escola sem partido do vereador Leonardo

A maior interferência urbana de imagens de BC

A maior interferência urbana de imagens de BC 0

  No dia 19 de agosto, dia dedicado a fotografia, BC será invadida por quase 200

Não consigo entender o Film Comission

Não consigo entender o Film Comission 0

  O Film Comission de BC foi criado em 2013 através de Decreto assinado pelo então

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *