Publixer Magazine| Home
A história da CDL em livro

A história da CDL em livro

0 Comentários 🕔07.nov 2019

Luciana Zonta e Adão Pinheiro assinam a publicação

Um olhar sobre a história do comércio de Balneário Camboriú, em especial a partir da década de 1950 até a sua transformação em um dos principais centros de compras de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. Esta é a proposta do livro Uma Porta Para o Mundo – Memórias do Comércio de Balneário Camboriú.

Com textos de Luciana Zonta e Adão Pinheiro (Buriti Jornalistas Associados) e pesquisa histórica de Richard Lopes Correia, a obra resgata muitas das histórias que compõem um dos comércios mais dinâmicos do país. O livro também consolida a importância deste setor produtivo para a economia da cidade, inclusive relacionando-o a aspectos sociais e culturais. Parte destas memórias é contada pelos próprios fundadores de comércios tradicionais de Balneário Camboriú, com relatos sobre o cotidiano e o desenvolvimento das lojas em diferentes épocas da história.

Luciene Calçados

Idealizada pela presidente da CDL, Eliane Colla, e pela diretora de relações institucionais da entidade, Luciene Vieira, a obra marca os mais de 40 anos de fundação da CDL de Balneário Camboriú. “Tínhamos, até então, pouquíssima história documentada do segmento na nossa cidade. O livro é acessível e com muitas fotos que ajudam a contar as histórias e cotidianos que deram identidade ao comércio varejiista local. Será uma referência para o setor”, diz Eliane.

A coleta de dados e produção do livro durou aproximados dois anos. O tempo foi necessário para ouvir depoimentos dos primeiros comerciantes e seus familiares, além de resgatar fotos de arquivos pessoais de cada um dos entrevistados. O livro não encerra a história do comércio de Balneário Camboriú, mas dá uma dimensão mais precisa do que foi o esforço destes  pioneiros para transformar a história de um dos segmentos mais importantes da economia da cidade. O livro tem patrocínio da Rossi Materiais Elétricos, Papelaria Millenium, Filtros Europa, Dubom Supermercados, Sicredi e Balneário Shopping.

Artigos semelhantes

Prefeito Carlos Humberto confirma discurso dos três andares na região de APA

Prefeito Carlos Humberto confirma discurso dos três andares na região de APA 0

Seu posicionamento foi tornado público quando ainda era presidente do Sinduscon. Há quatro anos o então presidente

“Ele é administrativamente e politicamente medíocre”

“Ele é administrativamente e politicamente medíocre” 0

Waldemar Cezar Neto fala de Omar Tomalih, sobre a licitação revogada e da Câmara

Um de nós está mentindo

Um de nós está mentindo 0

Thriller juvenil não empolga. Um jovem morre na escola e cinco colegas sãos suspeitos. Esta é

As ilusões de ótica do BC Shopping

As ilusões de ótica do BC Shopping 0

Museu com 50 ilusões pode ser visitado até o final da temporada de verão. Instalado em

Já imaginou o Parque Vigeland com chamamento público?

Já imaginou o Parque Vigeland com chamamento público? 0

Retirada das esculturas do parque tem motivação paroquiana. Indignado com a retirada das esculturas do Parque

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

vinte + três =

 

O que você procura?