Publixer Magazine| Home
50 anos de World Press

50 anos de World Press

0 Comentários 🕔28.jul 2020

Na edição de lançamento da Photo Magazine, a manchete de capa foi: World Press, o Oscar da Fotografia. Nesta edição, a Photo Magazine completa dois anos de circulação e volta a destacar o World Press que comemora 50 anos premiando fotojornalistas do mundo todo.

 

Homem lava fuligem do rosto após explosão de gasoduto, Lagos, Nigéria, Foto de Akintunde Akinleye (Reuters), primeiro colocado categoria notícia/foto única.

Não há concurso que se equipare ao World Press Photo. Trata-se do prêmio mais cobiçado entre os fotojornalistas. Criado em 1956 pelo sindicato dos fotojornalistas da Holanda, o prêmio tinha, a princípio, divulgar os trabalhos produzidos naquele país e, também, conhecer a produção de fotojornalistas de outros países. Até que em 1987, o World Press atraiu a atenção de grandes patrocinadores, transformando-se no concurso mais importante do fotojornalismo mundial.

Vítima de violência contra mulher, Guatemala, foto do argentino Walter Astrada (World Picture Network), primeira colocada categoria Imagem publicada.

Na sua histórica edição de número 50, cujos resultados foram anunciados no mês de fevereiro, as glórias foram para o norte-americano Spencer Platt, o grande vencedor. Um prêmio de 10 mil dólares e mais uma câmara Canon PRO SLR não traduz o que representa para o fotógrafo estar na galeria dos vitoriosos. Vencer um World Press é mais do que isso. Definitivamente é sinônimo de prestígio.

Mulher luta contra oficial israelense em Amona, Cisjordânia. Foto de Oded Balilty (Associated Press), primeiroa colocada categoria pessoas em notícias, foto única.

Os números dessa edição histórica do World Press Photo pode bem dimensionar a representatividade e diversidade do concurso. Foram 4.460 profissionais inscritos de 124 países. O júri internacional avaliou 78.83 imagens que concorreram nas 10 categorias. Foram 58 fotógrafos premiados de 23 nacionalidades diferentes, entre eles, o brasileiro João Kehl que, com seu ensaio ginásio de boxe, conquistou a primeira colocação na categoria Esportes.

Dançarinos de rua, de Denis Darzacq (Agence Vu), foto vencedora categoria artes e entretenimento.

A reportagem da Photo Magazine entrevistou, com exclusividade, o fotógrafo Spencer Platt por e-mail e, também, com João Kehl. Em sua edição de aniversário, a Magazine também abre espaço a algumas das imagens vencedoras do cinqüentenário da World Press Contest.

Reportagem publicada na edição 13 (abril/maio de 2007) da Photo Magazine. Na próxima semana acompanhe a entrevista de Spencer Platt.

Final Copa do Mundo 2006. Foto de Peter Schols (Dagblad De Limburger/GPD/Reuters), vencedora categoria esportes/série.

Artigos semelhantes

Covarde e fascista

Covarde e fascista 0

  Nesta segunda-feira fui surpreendido por um texto covarde, escroto, vomitativo (como diria Peninha Bueno) que

“World Press Photo é o Tour da França na fotografia de imprensa”

“World Press Photo é o Tour da França na fotografia de imprensa” 0

  Entrevista publicada na Revista Photo Magazine em sua edição 13, de abril/maio de 2007. Spencer Platt,

Co(a)lun(i)a do Bola LXXIX

Co(a)lun(i)a do Bola LXXIX 0

  É véspera E quando é véspera de eleição retornam os diálogos entre “adversários”. Essa foto aí

Equilíbrio no feminino. Domínio no masculino

Equilíbrio no feminino. Domínio no masculino 0

  A terceira etapa do WPT realizada em Madri confirmou o favoritismo da nova dupla número

“Pode-se odiar a intempérie sem amar a jaula?”

“Pode-se odiar a intempérie sem amar a jaula?” 0

                        “Cada uma de minhas

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

onze − 2 =