

Noite de sábado, busca de um filminho, dou de cara no O Esquema Fenício (2025), atraído pela participação de Benício Del Toro. Olho o diretor, o norte-americano Wes Anderson. Na sinopse o termo comédia ácida me provoca. Olho para a Patrícia e pergunto, vamos encarar? Deve ser uma doidera. Partimos então para o universo de Wes.
Não assisti o premiado Hotel Budapeste e nenhum filme dele. Sabia da fama, por isso fiquei meio desconfiado. Mas bastou dar o play para ser abduzido pelo universo bizarro do diretor. Começando pelos personagens. Benício Del Toro como o magnata picareta, Zsa-zsa Korda, está impecável. Sister Liesi (Mia Threapleton), freira e filha de Zsa-zsa, é ácida em tudo que fala. Os demais personagens são tão bizarros quanto pai e filha. Os diálogos bem acima da média do que assistimos por aí. E a fotografia, perfeita. Em determinados momentos do filme, você se sente como se estivesse numa exposição de fotografias vendo uma série de retratos de muito bom gosto.
Ok, não dá para saber ao certo o que Wes pretende. Talvez o seu final – sem spoiler – possa explicar. O filme é, de fato, uma comédia ácida. Você dá boas risadas com Zsa-zsa, Liesi e o patético Bjorn Lundi Bjorn. O filme também conta com as participações de Scarlett Johansson e Tom Hanks.
Disponível na Prime Video.