Publixer MagazinePublixer MagazinePublixer MagazinePublixer Magazine
  • Home
  • Localidades
    • Cultura
    • Esporte
    • Geral
    • Política
  • Brasilidades
    • Cultura
    • Esporte
    • Geral
    • Política
  • Globalidades
    • Cultura
    • Esporte
    • Geral
    • Política
  • Leitura
  • Sobre Fotografia
  • Bola Teixeira
Coluna do Bola, o índice BBT de aprovação, o CIEP do Robson, a Lei de Incentivo, a educadora e os GMs
18 de agosto de 2026
..na boca da noite… de Nair Benedicto
31 de agosto de 2026

O dia em que fui um dos motivos da vaia para a Legião Urbana

Published by Bola Teixeira on 18 de agosto de 2026
Categories
  • Brasilidades
  • Cultura
  • Destaque
Tags
  • Arte
  • Cultura
  • Legião Urbana
  • Show

Renato Russo não parou de falar.

 

O ano: 1986. O local: Ginásio Gabriel João Collares, em Itajaí, onde estava programado o show da Legião Urbana, no auge da banda que lançava naquele ano o álbum Dois, com um rosário de hits como Eduardo e Mônica, Tempo Perdido, Quase sem Querer, Índios, Música Urbana 2, entre outros. Cheguei cedo para entrevistar, de preferência, Renato Russo.

Me postei próximo de uma porta que levava até o backstage. Não me deixaram entrar. Fiquei ali e o tempo passando. O público já estava meio agoniado quando, finalmente, fui chamado para entrar. Quem fez as honras da casa foi Isabela Garcia, atriz da Globo, que namorava Dado Villa-Lobos (corrigindo, namorava Marcelo Bonfá). O vocalista Renato Russo me aguardava, enquanto seu entorno dizia vai rápido. Confesso que tremi nas bases, mas fui em frente.

Bastou uma pergunta para Renato Russo não parar de falar começando pela origem do grupo:

“Por volta de 1977, 78 eu e meus amigos estávamos com 16, 17, 18 anos, aquela fase de pensar no vestibular, pensar em servir o exército. Você está ficando mais velho, o que você vai fazer na vida. Na época estava começando o processo de redemocratização. Então o Figueiredo começou a falar de abertura. E, claro, a gente não podia reclamar, pois se reclamasse estaria fazendo de barriga cheia, porque a gente não era proletário, não era pobre.

Mas o que incomodava na verdade era a indiferença das pessoas e o sentido de que ainda havia muita injustiça e as pessoas realmente estavam fazendo nada, já que a farsa, de certa forma, continuava. Então, era época de abertura e até 82 você tinha tropas de choque, estas que parecem de filme espacial, indo para Brasília bater nos estudantes na UNB. Até recentemente quando a gente já tinha o Legião Urbana, em 84, teve o estado de emergência em Brasília. A gente ficava até com medo de sair de casa”.

Neste instante Renato é chamado para subir no palco. Ele não deu ouvidos continuando seu discurso.

SOBRE O MARGINALISMO DO ROCK

“Quem ouvia rock era considerado um marginal, eu lembro, tipo assim, eu ia para o colégio, todo mundo da banda também não era aquela coisa ‘ihh.. ele ouve Pink Floyd, era o tipo ‘pô o cara é o maior maconheiro’. Não é que nem hoje em dia , que é essa coisa, todo mundo tem rock na TV. ‘Meu filho, que bom, vai aparecer no Globo de Ouro”.

Nova interrupção. O baixista Renato Rocha e o baterista Marcelo Bonfá passam por nós. Isabela chama Renato, mas ele continua…

“… Brasília é uma cidade que tinha o Instituto Goethe, então eles passavam Wenders, Fassbinder, passavam essas coisas todas e a gente ia assistir porque era de graça. A gente não sabia exatamente o que era, mas engolia tudo. Pichavam a gente dizendo que éramos colonizados. Íamos para a Embaixada na França (…) era muita informação. Por ser um centro administrativo e ter muitas embaixadas rola muita informação e gente que viajava”.

Desta vez a empresária passa e diz.. “vamos Renato”. A plateia, agitada.

SOBRE AS INFLUÊNCIAS

“A gente sempre foi ligado em rock, mas não precisava fazer que nem Rick Wakeman ou que nem Keith Emerson, show de luzes e Rei Arthur quebrando gelo. Eles cantavam ‘porque os portais do delírio cósmico…’ e de repente o rock não era bem isso para a gente que gostava de bandas novas Clash, Stranglers (…) por que vou cantar os portais do delírio cósmico? Vou falar que estou na sentado aqui na aula e queria estar no clube jogando futebol. É claro, na situação delas (as bandas dos anos 70) pegaram tipo assim, este negócio dos hippies é tudo uma bobagem, porque continua o Muro de Berlim, continuam as guerras, continua tudo isso. E, para nós não precisava saber tocar né., então ligávamos tudo no amplificador e apareceu o Aborto Elétrico”.

O ABORTO ELÉTRICO, a primeira banda

“Imagina, Aborto Elétrico. Mas o Aborto Elétrico teve esse nome por causa de uma vez que eles estavam experimentando o tal do novo cassetete elétrico. Quem vai ser a cobaia? Os alunos da UNB. Então, em 68, acertaram uma menina que estava grávida e ela perdeu o filho. A gente tinha músicas como Verde e Amarelo e Que país é esse?, músicas que falavam tipo assim: “vou comprar plutônio importado com dinheiro na mão, desviar o embaixador e assassinar o avião. Você de esquerda, você de direita, são todos babacas e todos iguais, vivendo intrigas de tempos atrás. Acabem com a merda, nos deixem em paz”. Bobagem de adolescente mas que na época era um choque, éramos punk.  Punk de boutique, nem de boutique, porque a gente tinha que fazer as nossas próprias roupas. Era uma turma grande que foi crescendo. Então, era uma coisa super livre, uma coisa muito bonita, porque encima da amizade, que até hoje é”.

SOBRE A LEGIÃO URBANA

“Hoje e dia a Legiâo Urbana se vê numa posição. A gente aparece na Globo e tudo, mas, no fundo, somos os mesmos caras. De repente a gente não está tendo tempo, não dá para explicar essa questão do tempo. O que sei é que o tempo aqui no Brasil é muito relativo, rápido e muito cíclico”.

 

 

 

Share
1
Bola Teixeira
Bola Teixeira
Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Related posts

13 de outubro de 2026

Coluna do Bola, o resgate, a inadimplência, a estrada da Sultepa, a reforma sem reforma, o calçadão e o do nada.


Read more
12 de outubro de 2026

Trade x secretaria de turismo: acabou o amor


Read more
5 de outubro de 2026

Bolsonarismo de lavada


Read more

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Publicidade

Emasa: Vaso sanitário não é lixeira

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Real Contabilidade

Tags

Arte Auri BC Brasil CH Cinema Coluna do Bola Corona Covid Cultura Câmara Educação Eleição Eleições ERD Esporte Exposição Fabrício Festival Filme FO Fotografia Futebol Juliana Leitura Livro Livros Lula Meio Ambiente Mostra Música Nascar Netflix Padel Pavan Photo Magazine Piriquito PL Política São Paulo Turismo Tênis US Open Vereadores WPT

Publicidade

© 2026 Publixer Magazine. All Rights Reserved. Muffin group
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie