Matéria publicada na edição 32 da Photo Magazine.
No mês de março, a fotografia perdeu Jim Marshall responsável por contar a história do rock clássico e seus personagens através das lentes de sua(s) Leica(s). Sua contribuição para a construção dessa história, sua narrativa através das imagens – muitas delas, clássicas – podem, perfeitamente, elevá-lo a condição de historiador.
Do site oficial do fotógrafo: “Neste momento de tristeza, suas imagens trazem alegria. Isso é, em última instância, o que Jim foi depois de compartilhar a emoção e o prazer que sentia no calor do momento. Um cara com uma Leica (ou três!) amarrada no pescoço, fazendo simplesmente o que ele mais amava”. Acesse www.marshallphoto.com e viaje pelas imagens da época áurea do rock clássico.
A Photo Magazine registra cinco imagens de Marshall com os comentários dele próprio.
“Esta foto foi tirada numa manhã de domingo, quando Bobby, sua namorada, Suze Rotolo, Dave Van Ronk, e Terri Van Ronk iam tomar café da manhã em Nova York. Apenas dois frames foram disparados – não é grande coisa – mas sinto que mostra como Bob ainda era um garoto, em 1963. Ao contrário da crença popular, esse disparo não inspira “Like a Rolling Stone“. Ninguém sabe de onde ele estava vindo, mas ele é um dos compositores mais brilhantes do nosso tempo”.
“The Beatles vindo para o palco do seu último show de todos os tempos. Eu era o único fotografo no backstage. Quando chegamos ao estádio, a banda estava em um carro blindado, eu estava seguindo-os em outro carro, o zelador velho e gordo no portão central não nos deixou entrar – ele não sabia o que estava acontecendo! Então tivemos que rodar por este gueto, Hunter´s Point, enquanto as coisas iam sendo esclarecidas, e finalmente entramos 20 minutos depois”.
“Esta foto de Jimi foi tirada durante um soundcheck no Monterey Pop Festival de 1967. Jimi tocava para uma arena vazia – ou, mais precisamente, para si mesmo. Eu fui um dos fotógrafos oficiais e, por algum motivo, todo mundo estava no jantar, exceto Al Kooper e a banda de Jimi. Eu me aproximei de Jimi lhe disse que meu nome era Jim Marshall – que eu era um dos fotógrafos. Então ele disse: ‘O que você não sabe é que o meu nome é Marshall’. Havia três Marshalls palco de uma só vez”.
“Esta foto de Grace Slick e Janis foi tirada em 1967 para um artigo sobre o ‘Two Queen Bees do rock de San Francisco Rocha a revista Teen Set. Naquela manhã eu fui até a casa de Grace e, em seguida, tivemos que sair e pegar Janis. Janis não estava com humor para fazer algumas fotos naquele dia, mas eu implorei, e ela veio junto. Todo mundo sempre pensou que havia uma rivalidade enorme entre Janis e Grace, mas elas eram muito amigas. Esta é a única vez que foram fotografadas juntas. E, no final da sessão, todos nós fomos ficando muito bobos e fazendo palhaçadas”.
“John perguntou a Columbia Records para me fazer voltar com eles para Folsom Prison, em 1968. Eu tinha sido preso alguns meses antes por fotografar um cara, assim que era realmente um pouco estranho para mim. Quando os portões fecharam, eu me perguntava quando ia sair novamente. Obviamente era muito diferente de qualquer outro show… Você tinha que assinar uma autorização, se forem feitos reféns ou qualquer coisa que não fossem negociar por você! Eles não estavam esperando qualquer problema, mas tinham guardas armados em torres. Foi uma verdadeira festa, o público era grande, respeitoso. Nem todos eles teriam sido os fãs de Johnny Cash antes, mas no final eles certamente eram. Se Johnny tivesse dito siga-me daqui para os presos, eles teriam o seguido para fora”.