Publixer Magazine| Home
Pesca da tainha é tema de mostra fotográfica no Campus Itajaí

Pesca da tainha é tema de mostra fotográfica no Campus Itajaí

0 Comentários 🕔03.Maio 2017

Imagens de Magru Floriano em exposição na Biblioteca Central da Univali

A mostra fotográfica A tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina, de Magru Floriano, acadêmico do curso de História da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), abre para visitação nesta quarta-feira, na Rampa Cultural da Biblioteca Central Comunitária do Campus Itajaí.

Magru Floriano promoveu, ao longo de cinco anos, viagens de estudo pelo litoral catarinense, entre São Francisco do Sul e Laguna, obtendo como resultado o livro Tainha: a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina, publicado em 2016 pela Lei de Incentivo da Prefeitura de Itajaí; bem como um acervo de três mil fotos. Para a mostra na Univali, o autor selecionou quarenta imagens e teve como critério a pluralidade, com objetivo de registrar a conjuntura que envolve essa importante manifestação cultural das comunidades praieiras de Santa Catarina.

O acadêmico de História considera-se um fotógrafo amador e em determinado momento da sua pesquisa, trocou o seu equipamento fotográfico mais sofisticado por uma simples câmera digital de bolso. “Eu percebi que os pescadores ficavam inibidos e constrangidos diante daqueles equipamentos. Então, larguei tudo e voltei com um caderninho nas mãos e a câmera no bolso. Só depois de me enturmar é que tomava a iniciativa de fotografar”, lembra Magru.

O autor não direcionou a lente de sua pequena câmera apenas para a tainha na rede. Ele expandiu o olhar à confecção da rede, preservação da canoa de um-pau-só, culinária, e, principalmente, à sociabilidade empreendida na beira-da-praia quando da partilha dos resultados da pesca. “A pesca da tainha me fascina por ser uma atividade essencialmente comunitária”, destaca. “Quando o peixe chega à areia da praia todos, absolutamente todos, são incluídos na partilha: do proprietário da rede ao patrão, do proprietário da canoa ao vigia, do puxador de cabo ao puxador de picaré”, ressalta.

Artigos semelhantes

Intercâmbio de rede de pesca artesanal?

Intercâmbio de rede de pesca artesanal? 0

  Um mosaico de informações não confirmadas coloca em dúvida um acordo firmado pela prefeitura de

#projetearte prossegue, agora com Daniel Taveira e dois pontos de projeção

#projetearte prossegue, agora com Daniel Taveira e dois pontos de projeção 0

Projeto foi oferecido para BC que esnobou. Daniel Taveira Acontece nesta sexta-feira (5) a segunda

A obra de Wickbold marca a estreia do #projetearte

A obra de Wickbold marca a estreia do #projetearte 0

A primeira edição do projeto terá projeção do Hospital São Paulo. Gabriel Wickbold A Galeria ZERØ - Tainara e Pedro

A baixaria no whats, o embargo, a justiça e um personagem central

A baixaria no whats, o embargo, a justiça e um personagem central 0

O caso do bate boca virtual que virou processo e um embargo como recheio. Ontem recebi

10 Imagens da pandemia pelo mundo

10 Imagens da pandemia pelo mundo 0

Espanha, Coréia, Uganda, EUA... A partida da Liga KBO (Organização de Beisebol da

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

2 × 5 =