Publixer Magazine| Home
Foto Synthese, de Ricardo de Vicq

Foto Synthese, de Ricardo de Vicq

0 Comentários 🕔13.set 2018

Exposição de fotógrafo brasileiro em cartaz na Alemanha

 

O fotógrafo brasileiro Ricardo de Vicq participa da edição 2018 do EMOP Berlin – European Month of Photograpy com a individual Foto Synthese composta por cerca de 50 fotografias, sob curadoria de Adriana Rede. A mostra entra em cartaz na Embaixada do Brasil em Berlim como parte da programação oficial deste que é o maior evento de fotografia da Alemanha.

A exposição apresenta uma percepção poética do artista sobre elementos da Mata Atlântica, exibindo fragmentos de paisagens que nos remetem à memória das grandes descobertas ocorridas nos séculos XVIII e XIX, por botânicos e naturalistas europeus em suas expedições pelo nosso território.  Seguindo um percurso entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, Ricardo De Vicq explora uma inesgotável vontade de pesquisar e experimentar diversas maneiras de registrar a natureza.

Nas imagens do fotógrafo, vemos imagens que lembram a pintura de paisagem de Rugendas, como Rio Camburi, Névoa Paranapiacaba ou Poço das Borboletas. Por outras vezes se parecem com desenhos de observação detalhados a lápis, como em Filodendro. Já outras imagens tocam o limite da arte concreta, um concretismo experimental, mais livre, podemos chamar de uma geometria imaginária, como nas fotografias Palmeira com Espinho, Samambaia Paranapiacaba e Bananeira”, comenta Adriana Rede. Para a curadora, o trabalho do fotógrafo nos remete às pinturas tradicionais que retratam a natureza, a partir da primeira metade do século XIX, em especial as obras impressionistas, as quais elevaram definitivamente o gênero paisagem como um dos mais apreciados e populares na história da arte.  

 

Artigos semelhantes

Personalidades da Time são jornalistas

Personalidades da Time são jornalistas 0

  Desde 1927 a Revista Time elege uma personalidade do ano. Já foram homenageados pessoas ditas

Águas de Oxalá, por Andrea Fiamenghi

Águas de Oxalá, por Andrea Fiamenghi 0

  A Cerimônia Águas de Oxalá representa um ritual anual de purificação e renovação realizado durante

“Um sonho louco para um menino espanhol como eu”, Fernando Alonso

“Um sonho louco para um menino espanhol como eu”, Fernando Alonso 0

    Um adeus ou um até breve, o piloto espanhol Fernando Alonso se despediu da F1,

Zverev: o herdeiro de uma dinastia de 14 anos no tênis mundial

Zverev: o herdeiro de uma dinastia de 14 anos no tênis mundial 0

  Exceto o ano de 2016 quando Andy Murray terminou a temporada como o primeiro do

Bohemian Rapsody de fortes emoções

Bohemian Rapsody de fortes emoções

  Eu tinha, sei lá, 17 anos quando apareceu a clássica capa branca de A Night

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

um × cinco =

 

O que você procura?