Publixer Magazine| Home
19 é melhor do que 13 ou 11, na lógica dos vereadores

19 é melhor do que 13 ou 11, na lógica dos vereadores

0 Comentários 🕔17.ago 2020

Tomalih e todos os vereadores não querem a redução

 

De forma surpreendente, o presidente do Legislativo, vereador Omar Tomalih, propôs a redução do número de vereadores para 11. Ele se deu conta três anos e oito meses após tomar posse da Câmara de Vereadores. Antes dele dois vereadores tomaram a mesma iniciativa: Moacir Schmidt e Marcelo Achutti. Tomahli não se prestou a assinar o apoio ao projeto de Achutti para poder ir a plenário.

O que mais surpreende é um presidente da casa não saber que para alterar o número de vereadores precisaria de assinaturas de seus pares (são sete) e ter proposto sem qualquer  assinatura, fato que teria provocado a retirada do tal projeto. Isso tudo na boca da campanha eleitoral. Não só isso, a proposta seria para 2024, já que para fazer valer para agora teria que ser aprovado um ano antes da data da eleição (atualização: fui informado que de acordo com a Lei Orgânica e o Regimento Interno a aprovação da redução seria para a próxima legislatura, contrariando meu entendimento constitucional em seu artigo 16, capítulo IV).

As propostas de redução de Moacir e Achutti são bem anteriores a data limite para a aprovação. O projeto de Moacir não chegou a ir para o papel, já a de Achutti faltou uma assinatura, apenas uma que poderia ser de Tomahli.

A verdade é que nenhum dos vereadores está mesmo a fim de reduzir nada, senão já teriam aprovado há muito tempo. Lembro que, no intuito de ajudar, sugeri a um vereador de primeira viagem que ele fosse o autor da proposta, isso lá no início da legislatura em 2017. Ele nem deu bola pro Bola. O próprio Achutti poderia ter feito um barulho na época, afinal faltava uma só assinatura, mas não o fez.

Enfim, a eleição está aí, uma eleição diferente sem coligação na proporcional que irá exigir muito mais dos candidatos. Melhor disputar 19 do que 13 ou 11 vagas, certo?

Foto ilustrativa: Joakim Honkasalo/unsplash.com

Artigos semelhantes

Spernau: rebaixamento do leito foi concebido no projeto

Spernau: rebaixamento do leito foi concebido no projeto 0

  O secretário “sem pasta” Rubens Spernau conversou com a reportagem da Publixer e afirmou que

Auri já foi anti-Pavan, Spernau, Piriquito, agora é Pavan

Auri já foi anti-Pavan, Spernau, Piriquito, agora é Pavan 0

  Nesta terça-feira, uma live marcou o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Auri Pavoni pelo

A ganância (imobiliária) humana

A ganância (imobiliária) humana 0

  A última vez que fui ao Uruguai e conheci boa parte do litoral até Punta,

“Quem anda com raposa um dia será caçado”

“Quem anda com raposa um dia será caçado” 0

  O policial federal Ivan Hadad, mais conhecido como Olodum, revelou na sua conta do Instagram

Intercâmbio de rede de pesca artesanal?

Intercâmbio de rede de pesca artesanal? 0

  Um mosaico de informações não confirmadas coloca em dúvida um acordo firmado pela prefeitura de

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

quinze − 14 =