Publixer Magazine| Home
A Outra África

A Outra África

0 Comentários 🕔25.fev 2020

Mostra com peças de um continente ainda estigmatizado.

Máscara/Cultura Maconde/Moçambique e Tanzânia

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP exibe até 23 de março a mostra A outra África. São 303 obras entre terracotas, urnas funerárias, máscaras, estatuetas, armas, joias, instrumentos musicais, objetos do cotidiano, bustos e arte da corte de Benin, que representam 29 etnias africanas. Esse conjunto é um recorte da Coleção Ivani e Jorge Yunes.

Máscara/Cultura Dan/Libéria e Costa do Marfim

Na exposição são apresentados centenas de objetos da cultura artística africana, de diferentes etnias, os quais possibilitam um rápido olhar sobre a cultura material de uma outra África, que, segundo o curador Renato Araújo da Silva “ao mesmo tempo que é uma África que se remete ao mundo tradicional, antigo, trata-se de uma África que readaptou do seu próprio modo a sua prática artística no mundo contemporâneo, fazendo do trabalho do artista popular uma homenagem aos seus, aos nossos ancestrais”.

O mundo Ocidental, com seu conceito dubio sobre o diferente, criou sua própria definição, um tanto folclórica, sobre realidade e sociedades Africanas, permeada de clichês. A verdade a ser alcançada, está mais próxima, e não tão ambivalentes e contraditórias quanto o foram no passado, mas uma África mais acessível se acolhida em sua rica diversidade. “A cultura afro ou negra é vasta, rica, e transcende fronteiras. Por muito tempo, e ainda hoje, mesmo com os avanços conquistados, é mister que a discussão ocorra e continue ocorrendo”, declara Beatriz Yunes Guarita, Diretora Presidente da Coleção Ivani e Jorge Yunes.

Baú/Nigéria

O gesto do escultor, a carícia na argila modelada e transformada em terracota, o som dos instrumentos, a máscara dançada ou o movimento das mãos dos trabalhadores da arte popular africana, serve de gatilho às nossas sensações a níveis elevados de excitação permitindo que nos posicionemos em uníssono aos mesmos interesses pelos mistérios da vida. “As nossas distâncias assim se diminuem. E aquele que outrora podia ter sido considerado um provável inimigo ou um desconhecido qualquer pode se tornar agora um íntimo amigo. A arte pode nos transformar!”, conclui o curador.

Escudo/Cultura Songuê/Congo

As peças da coleção foram agrupadas de acordo com alguns conceitos e/ou padrões, para melhor entendimento: Terracotas, Máscaras, Estatuetas, Joias, Armas, Instrumentos Musicais, Objetos do Cotidiano, itens destas técnicas e/ou materiais mostram um retrato visual de uma história além mar.

Porta Celeiro/Costa do Marfim

Serviço

Museu de Arte Sacra: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h

Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação

Artigos semelhantes

A biografia monitorada de Jorge Bornhausen

A biografia monitorada de Jorge Bornhausen 0

O testemunho do político catarinense nas transformações do Brasil. Detalhe da capa do livro Jorge Bornhausen,

#projetearte prossegue, agora com Daniel Taveira e dois pontos de projeção

#projetearte prossegue, agora com Daniel Taveira e dois pontos de projeção 0

Projeto foi oferecido para BC que esnobou. Daniel Taveira Acontece nesta sexta-feira (5) a segunda

A obra de Wickbold marca a estreia do #projetearte

A obra de Wickbold marca a estreia do #projetearte 0

A primeira edição do projeto terá projeção do Hospital São Paulo. Gabriel Wickbold A Galeria ZERØ - Tainara e Pedro

Filmes para encarar o isolamento VII

Filmes para encarar o isolamento VII 0

O Auto da Compadecida. Mais uma produção nacional na lista do isolamento, mas desta vez um

Filmes para encarar o isolamento VI

Filmes para encarar o isolamento VI 0

Heleno. O filme que retrata o polêmico centroavante do Botafogo, Heleno de Freitas, vi um pouco

Sobre o autor

Bola Teixeira

Bola Teixeira

Jornalista, amante de blues e do bom e velho rock and roll, sediado em Balneário Camboriú - SC, mas com os olhos e ouvidos abertos para os acontecimentos do mundo.

Ver mais artigos 🌎Visitar o site Envie um e-mail

Sem comentários

Nenhum comentário.

Ninguém deixou um comentário neste artigo.

Deixe um comentário


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 157

Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/storage/d/8a/f8/garfada/public_html/publixer/wp-content/themes/piccione-theme/functions/filters.php on line 158
<

dezessete − nove =